sábado, 2 de agosto de 2014

Inscrição no NMC

Pois bem, se pensam atirar-se nesta aventura recomendo alguma paciência pois o processo de inscrição no NMC - Nursing and Midwifery Council é bastante moroso e requer algumas diligências. Existem algumas empresas de recrutamento que conseguem agilizar o processo junto do NMC. Confesso que a minha experiência com empresas de recrutamento não foi a melhor mas já vos contarei mais à frente (Atenção, não irei referir o nome da empresa para não ferir susceptibilidades. Apesar da minha má experiência, conheço colegas que ficaram bastante satisfeitos e as coisas correram muito bem através desta mesma empresa. Penso que é uma questão de sorte com o agente que nos "calha na rifa").
Voltando à inscrição no NMC, o primeiro passo será ir a este site:
http://www.nmc-uk.org/Registration/Joining-the-register/Trained-in-the-EU-or-EEA/Trained-in-Portugal/
Preencher o formulário e pedir que nos enviem o formulário para inscrição. Geralmente é rápido e, ao fim de uma semana, recebemo-lo na nossa morada.

Enquanto esperam o formulário podem começar a tratar da tradução dos documentos necessários:
- Certificado de curso: cópia do original certificada com tradução certificada
- Certificado Internacional de Nascimento: cópia certificada
- Registo criminal (atenção válido por 3 meses): penso actualmente ser possível enviar o original
- Cartão do Cidadão: cópia certificada
- Cédula profissional: cópia certificada
- Declaração de boa conduta da ordem dos enfermeiros: cópia certificada com tradução certificada
- Contagem de tempo de serviço: cópia do original certificada com tradução 

Se a memória não me atraiçoa, é está a documentação necessária. A minha tradução foi feita através do transcritório. Procurem no Google e encontrarão. Fica em conta e a senhora que trata das traduções é bastante disponível. Enviam a documentação por e-mail e ela envia-vos tudo o que é necessário em carta registada.

Quanto ao formulário do NMC deve ser preenchido em maiúsculas e a preto (😊comecei a azul e tive que cobrir tudo a caneta preta mais grossa, inclusivé a assinatura médica pois é necessário um atestado  que é passado no próprio formulário. Não houve problemas!)

Devem guardar o PRN - PIN Registration Number que vem na folha de rosto do formulário para qualquer questão que queiram colocar ao NMC sobre o vosso processo. Será também necessário para o pagamento das despesas de inscrição. Estando tudo reunido, devem remeter para o NMC e proceder ao pagamento das despesas de inscrição (on-line, transferência bancária ou cheque).

Se estiver tudo correcto segue-se uma espera que ao que me apercebi é variável e recebem a confirmação da inscrição em vossa casa, juntamente com os dados para o pagamento da cota anual. Depois disto tudo, os meus parabéns, podem exercer enfermagem no reino unido!🎉🎉🎊🎊

Deixemos a conversa sobre empresas de recrutamento para o próximo post.

Fiquem à vontade para colocar qualquer questão ou pedir algum esclarecimento. Confesso que já lá vai algum tempo (comecei o processo em Dezembro de 2013 e recebi a inscrição em Junho de 2014) mas estou disponível para tentar ajudar.

3 comentários:

  1. queria fazer uma pergunta
    o selo que o medico deve colar no formulario é o mesmo que coloca nas receitas passadas á mão?
    obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Olá o médico de família tem que assinar e colocar a vinheta nos dois lados?

    ResponderEliminar