segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Good News vs Bad News

Escrevo-vos das minhas férias para vos pôr ao corrente das últimas novidades. Pois bem, na semana passada recebi o tão esperado e-mail. A confirmação de que terei vaga na residência do hospital, em Londres. O e-mail chegou com um pedido de confirmação até dia 11 de Agosto e um pagamento de 340 libras reembolsáveis até dia 14, por cheque. Terá uma renda mensal de 490,98 libras com despesas incluídas, à excepção de Internet e telefone.

A residência fica em Hammersmith e para chegar ao hospital basta atravessar a rua. Pela descrição, existem apartamentos de 4, 5 e 6 quartos (ainda não sei como será o meu) com zonas comuns (cozinha, WC). O quarto terá obviamente uma cama, uma cadeira, uma secretária, um roupeiro e um lavatório com espelho. As zonas comuns serão limpas uma vez por semana, por funcionários da residência.

Parece-me perfeito para começar. Não será decerto uma casa de sonho não obstante com esta renda e localização, irá dar para me estabelecer nos primeiros tempos e posteriormente estudar novas hipóteses.

Uma vez que a confirmação do meu interesse na residência já seguiu na sexta-feira passada via e-mail hoje, foi dia de tratar do pagamento das 340 libras. Decidi acordar cedo pois férias não são só para mim e isso faz-se sentir por estes lados, em plenas festas do concelho e com muito emigrante a matar saudades da terra. Cheguei à agência da CGD às 9:00 (pensando que seria relativamente cedo para quem está de férias mas, para estas "bandas", as pessoas são trabalhadoras e gostam de madrugar) e não queria acreditar no que os meus olhos viam. Aquilo estava apinhado! Emigrantes franceses, na sua maioria. Tirei a senha com o número 80 que me informou que teria 48 pessoas à frente. Respirei fundo e, uma vez mais, como noutras tantas ocasiões ao longo destes últimos dias, amaldiçoei mentalmente todos aqueles emigrantes que roubam os lugares de estacionamento, que empatam no trânsito, que resolvem vir todos numa segunda-feira às 9:00 da manhã para uma agência bancária. De repente senti-me envergonhado! Muito em breve também eu serei um emigrante se bem que, tenho sérias dúvidas se o mês de eleição para vir ao norte será o Agosto.
Deixei então para trás aquele ambiente saturado e dirigi-me ao quiosque mais próximo para comprar o Jornal. Ía ocupar o tempo de espera a lê-lo, enquanto aproveitava o Sol que hoje se faz notar por estes lados.

Estarão vocês a perguntar-se o porquê das bad news no título deste post. Não, as bad news não são os emigrantes, não é o tempo de espera nem tampouco o e-mail que descobri na minha caixa de correio electrónico a informar-me que só poderei recolher as chaves do quarto, em Londres, no dia 2 de Setembro (situação esta que ficou resolvida com a disponibilidade da Ami e do Vítor, a quem muito tenho a agradecer, em me albergarem nesta primeira semana, em Londres).

Mal passo o olho pelas gordas, salta-me à vista uma manchete que em nada me espanta e me deixa num misto de tristeza e felicidade.


Felicidade porque ao que parece, finalmente se começa a dar alguma visibilidade aos problemas que se vivem neste momento em Portugal, na carreira de enfermagem; felicidade porque, e sendo um pouco egoísta, vou embora e espero encontrar uma realidade bem diferente ou, pelo menos, algum reconhecimento. Tristeza, porque dada a situação económica que atravessamos em Portugal, temo que teremos de continuar a viver no fio da navalha como já vem sendo hábito; tristeza porque pertenço aos 34% que mudaria de profissão; tristeza porque tive o privilégio de poder partilhar a prestação de cuidados nestes 7 anos com excelentes profissionais com os quais me sinto solidário e que, vão segurando as pontas e dando o seu melhor a cada dia mas que são confrontados com a frustração da incapacidade para a prestação de cuidados de excelência. Triste porque sou obrigado a deixar o meu país para procurar um futuro melhor lá fora.

Depois de muita paciência e mais meia dúzia de desgraças, lá chegou o tão esperado 80. Dirigi-me prontamente à caixa respectiva onde, para meu desespero, fui informado que para pedir o cheque teria de tirar a senha “outros serviços”. Aproveitei para fazer o depósito duns “dinheiros” que tinha pendente e fui então reencaminhado para os “outros serviços” onde, findos uns breves dez minutos, fui atendido. Pedi o cheque que estará disponível amanhã ou depois. Espero que chegue atempadamente pois devo enviá-lo até dia 14 de Agosto.

Finalmente, regressei a casa e ao ócio das férias, na eminência porém, de que terei de voltar a Lisboa para trazer a restante mobília. Estou nas mãos do responsável pelos transportes.

Update:
22:57 - A tal chamada chegou hoje. Amanhã rumarei a Lisboa para preparar os restantes pertences para o transporte! E eu que até estava contente com as minhas ociosas férias!!! Enfim...

Sem comentários:

Enviar um comentário